quinta-feira, 6 de junho de 2019

SABIA QUE... Évora foi a 5ª cidade do país e o Lusitano de Évora o 6º clube a possuirem um campo de relva natural???


As obras iniciais de preparação do terreno para a receção de relva iniciaram-se a 5 de agosto de 1955, duraram cerca de 4 meses, estando terminado todo o processo em inícios de novembro do mesmo ano. O arrelvamento do Campo Estrela foi executado durante a presidência de José Félix de Mira.

Na fotografia vemos Hortense da Conceição Mateus Borrego, uma das trabalhadoras do processo de arrelvamento em conversa com o Senhor Augusto, o encarregado da obra e Manuel João Cutileiro Ferreira, membro da direção do nosso clube. À entrada do túnel de acesso aos balneários, consegue-se vislumbrar o Secretário de Estado que visitou as obras nesse dia e Mário Silvano Campos de Melo, responsável pela semeadura e tratamento da relva.

A inauguração do relvado verificou-se a 13 de Novembro de 1955, num jogo a contar para a 9ª. jornada do Campeonato Nacional da 1ª. Divisão entre o Lusitano e o Sporting Clube de Portugal, que terminou empatado a um golo, o golo Lusitanista foi apontado por António Caraça aos 38 minutos, foi assim o primeiro atleta a marcar golo no novo campo relvado. O Sporting empatou aos 45 minutos por intermédio de Vasques.