quarta-feira, 19 de março de 2014

Lusitano empata em Borba

Borbense 1-1 Lusitano GC (Golos - Ricardo Ferrão e Bruno Nascimento)

A equipa sénior do Lusitano Ginásio Clube deslocou-se hoje a Borba para disputar o encontro relativo à quarta jornada da Fase de Ascensão da Divisão de Honra com a equipa local o Sport Clube Borbense.

Em confronto estavam as duas equipas que lideravam esta série em igualdade pontual e por muitos consideradas as equipas favoritas para a promoção à Divisão de Elite.

Previa-se um jogo difícil para o Lusitano tendo em conta os últimos resultados registados entre as duas equipas, esta época na primeira fase registaram-se duas igualdades, 0-0 em Borba e 1-1 em Évora. Em Borba o Lusitano apenas tinha vencido por uma vez, na época 2003-2004 pela margem mínima de 1-2.

As boas condições climatéricas registadas este domingo levou a que muitos adeptos se deslocassem ao Campo Municipal de Borba registando-se uma boa moldura humana.

O técnico Nelson Valente operou uma mini-remodelação no onze titular tendo saído os seguintes jogadores que tinham sido titulares em Cabrela: José Ferro, Roberto, Zé Quito, Kiko, Camolas e Fábio Potes, tendo entrado para os seus lugares o João Lemos, David Metrogos, Francisco Lucas, Bruno Nascimento, Grilo e o Elizito.

Durante os noventa minutos o jogo foi disputado sempre com muito ritmo, muita rapidez e com as duas equipas a procurarem o golo não se contentando com a conquista de apenas um ponto.

Muito embora o Lusitano e o Borbense tenham jogado ao ataque durante os noventa minutos as oportunidades de golo mais claras foram do Lusitano:

-Aos 10’ Elizito remata à entrada da área mas o guarda-redes defende com relativa facilidade;

-Aos 20’ David Faianco remata fora da área tendo a bola sofrido um ressalto no terreno de jogo que por pouco não enganou o guarda-redes contrário que utilizou uma defesa de recurso para enviar a bola para canto;

-Aos 24’ foi assinalado um fora-de-jogo inexistente a Elizito quando seguia isolado para a baliza após uma troca de bola com Miguel Rosado; Não deixou dúvidas a ninguém que foi mal assinalado;

-Aos 43’ foi Grilo que alegadamente ficou em fora-de-jogo quando seguia para a baliza. Deixou muitas dúvidas a quem assistia ao jogo;

-Aos 56’ ocorreu mais uma oportunidade de golo. Centro de Grilo para a entrada da área onde se encontra Elizito que não chega a cabecear a bola por milímetros quando estava frente à baliza;

-Aos 67’ ocorreu a oportunidade mais flagrante do Lusitano quando Miguel Rosado teve um remate potente à baliza dentro da área do Borbense sendo o golo apenas evitado por uma brilhante defesa do guarda-redes;

No minuto 74’ o Lusitano ficou em superioridade numérica porque um jogador do Borbense teve uma entrada mais ríspida e recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro do jogo. A partir desse momento o Lusitano tentou forçar ainda mais o ataque e empurrar o Borbense para a sua área.

Fruto desse forcing final para obter o golo da vitória o Lusitano beneficiou de uma grande penalidade após Pardal ter sido derrubado dentro da área do Borbense por um defesa contrário. Grande oportunidade do Lusitano passar para a frente do marcador aos 89’ e praticamente sentenciar o jogo. Bruno Nascimento não desperdiçou e fez o 0-1 aos 89’ minutos de jogo.

Pensava-se que o Lusitano tinha os três pontos na mão, mas tal não aconteceu, no último minuto da compensação o Borbense igualou o marcador 1-1. Bola centrada para a área do Lusitano onde João Lemos, rodeado por dois atacantes contrários, tenta apanhar a bola mas não consegue e a bola ressalta para o local onde se encontra Ricardo Ferrão que a empurra para dentro da baliza. O Borbense empata o jogo tal como já tinha feito em Évora, no último minuto da compensação.

O Lusitano saiu de Borba com a sensação que poderia ter saído com os três pontos mas apenas por mera infelicidade tal não foi possível.

Sinal negativo para o comportamento dos jogadores do Borbense e do público afeto ao Borbense presente no Campo Municipal de Borba desde a marcação da grande penalidade a favor do Lusitano até ao final do jogo. Insultos aos jogadores do Lusitano, equipa técnica e adeptos do Lusitano foram constantes nos últimos 10 minutos de jogo. Era dispensável …