segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Séniores somam terceira vitória consecutiva


O Lusitano Ginásio Clube recebeu este domingo o Aldeense em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra. Anteriormente apenas se tinha disputado um jogo entre estas equipas em Évora vencendo o Lusitano por 3-2.

O Lusitano começou o jogo com uma ligeira vantagem uma vez que o Aldeense apresentava apenas um jogador suplente, o guarda-redes ...

Inicialmente o jogo teve um ligeiro ascendente do Lusitano que marcou o primeiro golo logo nos primeiros minutos (10') por Bruno Nascimento. Numa jogada de contra-ataque protagonizada por David Faianco, que remata à figura do guarda-redes ressaltando a bola para os pés de Bruno Nascimento que só tem de empurrar a bola para a baliza deserta. 

A partir desse momento o jogo entra numa toada morna sem oportunidades de golo. Apenas perto da meia-hora de jogo João Aldeano desperdiça um golo ao enviar a bola por cima da trave após combinação com Fábio Potes. De seguida, aos 31' é o próprio Fábio Potes que remata com perigo mas por cima da baliza.

Nos últimos 15' o Aldeense teve duas ocasiões de perigo para a baliza de João Lemos. Num livre que sobrevoa toda a defensiva do Lusitano mas que os atacantes do Aldeense não conseguem desviar para a baliza e num remate potente defendido com alguma dificuldade por João Lemos. Neste período de tempo o Lusitano não criou nenhuma oportunidade de golo digna desse nome.

Os primeiros 45' terminaram com a vitória justa do Lusitano por 1-0. O Lusitano nesta primeira parte teve mais oportunidades de golo mas marcou apenas por uma vez. Insistiu principalmente nos remates de meia-distância, circulando mais a bola.

Na segunda parte a toada do jogo mantem-se até aos 60', isto é, o Lusitano ataca mas sem criar oportunidade de perigo. No minuto 61' o Lusitano marca o segundo golo através de uma combinação entre David Faianco que cruza e Fábio Potes que cabeceia a bola para dentro da baliza do Aldeense. 

Aos 63' João Aldeano marca o terceiro golo. Na cobrança de um livre, João Aldeano tabela com o seu colega Bruno Nascimento que devia a bola para a entrada da área onde aparece novamente João Aldeano a rematar violentamente para dentro da baliza do Aldeense. O guarda-redes nada podia fazer.

A partir deste momento o Aldeense "rebenta", os seus jogadores, com uma média de idades superior a 30 anos, estão cansados e não podem fazer nenhuma substituição uma vez que só tinham um suplente, o guarda-redes. O Aldeense praticamente deixa de atacar e não cria mais nenhuma oportunidade de golo até ao final do jogo. 

O Lusitano continuou à procura do quarto golo, dispôs de várias oportunidades, João Aldeano aos 65', Miguel Rosado aos 70', Fábio Potes aos 75', João Nobre aos 77', Miguel Rosado aos 82', mas não conseguiu marcar mais nenhuma vez.  O treinador Nelson Valente aproveitou o desnivel no resultado  para rodar alguns jogadores menos utilizados com a entrada de Rato e Miguel Dias nos últimos minutos do encontro.

Vitória justa, mas com números escassos.