segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Amigos Lusitanistas


A primeira palavra que este mês de Outubro nos traz à memória é, sem dúvida, sucesso. O sucesso que os nossos rapazes têm alcançado em cada semana, fruto do seu esforço, da sua dedicação, do seu querer e da sua garra. De tudo o que faz deles, dentro e fora das quatro linhas, verdadeiros Lusitanistas de alma e coração! Da união que têm no balneário e fora dele, do apoio e disponibilidade que sempre mostram para os mais jovens atletas do Clube, da simpatia e sentido de família que têm para com os sócios e adeptos que temos espalhados por todos os cantos do Mundo. E somos únicos nesse aspeto, neste nosso por vezes tão pequeno Alentejo, que o nome do Lusitano levou, leva e levará cada vez mais alto.

Um Clube como este não se confunde com as pessoas que o representam em cada momento mas sim com a própria História da cidade de Évora e desta região. O Clube é mais que todos nós, atletas, dirigentes, sócios, é a soma de tudo isso e de todas as vozes que há mais de cem anos gritam pela glória verde e branca, que sofrem nos relvados, que pulam nas bancadas, sempre com os olhos na televisão ou com os ouvidos na rádio à espera da próxima explosão que apenas o Lusitano consegue despertar.

É talvez por isso – e tanto mais que as palavras não conseguem descrever – que o Lusitano acarreta paixões, inflama corações e move multidões. É também por isso que a nossa força é uma ameaça. Uma ameaça a todos que querem ver o Alentejo reduzido a pouco, esquecido no meio das searas, vetado a uma letargia que serve os interesses de muitos que, todos juntos, são muito pouco. É por isso que lutamos todos os dias, e contra isso. Desde o relvado ao balneário, dos gabinetes às secretarias, em Évora ou noutro qualquer sítio onde possamos mostrar que vive em nós a força que nunca deixou esta cidade ser conquistada. E acima de tudo é isso que o Lusitano é, Évora, Alentejo, casa de gente forte e boa, que sente nas paredes o eco de glórias que ainda hoje despertam inveja e maledicência.

A nossa missão é simples, ganhar. Ganhar sempre, e bem, com os nossos valores, a nossa ética desportiva e profissional, honrando a nossa camisola e a nossa História. O Lusitano nunca perde, apenas ganha ou aprende. E cada passo atrás que dê é um prenúncio para dois passos adiante, rumo ao futuro que tantos à nossa volta temem. A esses, a quem esta carta não se dirige, diremos sempre o mesmo. Preparem-se, estamos aqui, não nos vão pisar, não vão fechar estas portas que estão sempre abertas a todos, mesmo esses, os coniventes, os pequeninos. Há espaço para todos os que venham para crescer connosco. Os outros ficarão pelo caminho, deles a História nunca rezará, nunca contará os feitos alcançados, o brio e honestidade que tiveram, o sentir o que é ser Lusitano, sem pavor.

Demos pois mérito a quem o tem, aos nossos atletas e sócios, por fazerem deste Clube cada vez mais do que um clube, por fazerem do Lusitano uma forma de vida e de estar. A bola nem sempre entra, o árbitro engana-se, a chuva dificultou, as lesões atrapalham, o dinheiro não abunda como noutras paragens tão longe e tão perto, mas isso é futebol. O que não é futebol nem desporto é incitar à violência, comprometer a imparcialidade, ser pequeno de espírito.

Não queremos mais nem menos que os outros, queremos jogar e acima de tudo merecemos respeito, merecem-no os atletas, merecem-no os dirigentes, merecem-no os sócios e adeptos. E todos aqueles que não queiram dar esse respeito são bem-vindos à nossa casa, ainda assim, para que vejam como é ser grande, como é ser superior. Mas não confundam fair play com desatenção pois o hóspede e o peixe ao terceiro dia aborrecem-se. E esta onda de mudança não pode ser parada por mais velhos do Restelo que vociferem enquanto quedam néscios na sua trupe de escárnio. Esses o tempo levará, sem deles contar estórias. Ao contrário de nós, todos nós, verdes e brancos, novos e velhos, Lusitanistas!

Somos Lusitano!
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Direitos de Autor

APESAR DE TEREM SIDO FEITOS TODOS OS ESFORÇOS NO SENTIDO DE NÃO VIOLAR OS DIREITOS DOS DETENTORES DOS DIREITOS DE AUTOR DOS DOCUMENTOS CONSTANTES NESTE BLOGUE, PODEM TER SIDO COMETIDOS ERROS POR DESCONHECIMENTO. QUEM SE IDENTIFICAR COMO DETENTOR DOS DIREITOS DE AUTOR DE DOCUMENTOS AQUI REPRODUZIDOS E CASO SE OPONHA À SUA CONTINUAÇÃO ON-LINE, SOLICITA-SE QUE CONTACTE O ADMINISTRADOR DO BLOGUE PELO E-MAIL DE CONTACTO PELOSIROS.NA.NET@GMAIL.COM E ESSES DOCUMENTOS SERÃO IMEDIATAMENTE RETIRADOS DO BLOGUE.

Recomendamos