quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Estatísticas Indivíduais da Equipa Sénior

Estatísticas Indivíduais da Equipa Sénior 

Na primeira fase do Campeonato Distrital da Divisão de Honra - Série A, os golos do Lusitano (37) foram distribuidos por 10 jogadores lusitanistas e por um auto-golo de um jogador dos Canaviais (Bruno Bolas). O melhor marcador do Lusitano foi Miguel Rosado com nove golos marcados da seguinte forma, ao Santiago Maior (7), Bencatelense (1) e SB Outeiro (1), seguindo-se Fábio Potes com 7 golos e Bruno Nascimento com 6 golos marcados. De referir que apesar de Miguel Rosado ser o melhor marcador da equipa foi Fábio Potes que marcou em mais jogos (6) e a mais equipas diferentes (4).
Relativamente à disciplina o Lusitano foi admoestado por 34 vezes, das quais 32 foram cartões amarelos e 2 cartões vermelhos (David Metrogos e Gonçalo Grilo). Os jogadores que mais vezes viram o cartão amarelo foram Miguel Rosado (5) e João Aldeano (5).
Apenas dois jogadores disputaram todos os jogos da primeira fase da competição, João Nobre, que jogou 13 jogos completos e 34 minutos no primeiro jogo disputado nos Canaviais e Fábio Potes que alternou a titularidade com o banco de suplentes. De referir que os jogadores que mais minutos jogaram são os defesas: João Nobre, Francisco Lucas, João Aldeano e David Metrogos, seguidos pelo avançado Miguel Rosado.
Consulte estas e outras estatísticas nos seguintes links:

Iniciados - Histórico de Classificações e Resultados - Época 2004/2005


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lusitano vai a sorteio na sexta-feira


O Lusitano Ginásio Clube irá conhecer o calendário da 2ªFase - Fase de Subida no sorteio que se iá realizar no dia 31 de janeiro (sexta-feira) pelas 18:00 na sede da Associação de Futebol de Évora. Recordamos que também se qualificaram para esta fase as seguintes equipas: Arraiolense, Escouralense, Luso Morense, Canaviais e Borbense.

Confira o Comunicado Oficial aqui

Pela garra demonstrada pelos jogadores merecíamos a vitória




O Lusitano Ginásio Clube deslocou-se este domingo a Borba para disputar a última jornada da primeira fase da Divisão de Honra - Série A. O Lusitano já estava qualificado para a segunda fase da competição enquanto ao Borbense bastava um empate para obter a qualificação. 
Uma boa moldura humana compunha a bancada do Campo Municipal de Borba, para acompanhar este encontro muito importante para a equipa da casa que na primeira volta tinha empatado em Évora com um golo marcado no último minuto de jogo.
O jogo iniciou-se com uma ligeira supremacia da equipa da casa durante os primeiros 15' tendo o Lusitano equilibrado o jogo a partir do primeiro quarto de hora até ao fim da primeira parte. Durante esse período o jogo foi muito disputado a meio campo, muito dividido, sem ocorrerem situações de golo flagrantes. O único episódio que quebrou a monotonia da primeira parte foi a expulsão de um defesa do Borbense (Américo Rita) que derrubou Miguel Rosado quando este seguia isolado para a baliza.
Na segunda parte o Borbense, ao estar a jogar com menos um jogador, deu a iniciativa do jogo ao Lusitano preocupando mais em manter o nulo no marcador do que em tentar a vitória. Devido a esse facto o Lusitano dispôs de oportunidades de golo "feito" mas que não conseguiu concretizar. Aos 68' na marcação de um livre direto o guarda-redes borbense realiza uma excelente defesa com a bola a ir ainda à barra da baliza no seguimento do lance. Três minutos depois é Miguel Rosado que perto da marca de grande penalidade falha o golo. Aos 78' é a vez de Bruno Nascimento desperdiçar mais uma oportunidade de golo quando estava sozinho só com o guarda redes pela frente e não conseguiu concretizar. 
Nesta segunda parte o sinal mais era sempre do Lusitano, era a equipa que procurava a vitória mesmo de essa vitória de nada servisse. 
No último quarto de hora o Borbense tentava segurar como podia o empate e o jogo tornou-se num jogo de "pontapé para o ar"  e com vários jogadores do Borbense a serem admoestados com cartões amarelos por perda de tempo.
Pela garra demonstrada pelo jogadores do Lusitano neste jogo mereciamos sair de Borba com os três pontos.    

Séniores - Canaviais e Borbense acompanham o Lusitano na 2ªFase


Juniores - Vitória frente ao Estrela de Vendas Novas eleva para seis os pontos de vantagem


Juvenis - Lusitano venceu Estremoz por 3-0


Iniciados - Vitória em Belém não tira o Lusitano do último lugar


Iniciados "B" - Derrota em Montemor empurra Lusitano para o 9º lugar


Infantis - Terminou a primeira fase com derrota caseira da equipa "B"


Benjamins - Lusitano terminou a primeira fase com 33 vitórias e 3 derrotas no total das três equipas



domingo, 26 de janeiro de 2014

Nulo em Borba

Séniores - 26/01/2014 - 15:00 - Borbense 0-0 Lusitano
Juniores - 25/01/2014 - 15:00 - Lusitano 2-1 E.V.Novas
Juvenis25/01/2014 - 15:00 - Lusitano 3-0 Estremoz
Iniciados "A"26/01/2014 - 11:00 - Belenenses 1-2 Lusitano
Iniciados "B" - 26/01/2014 - 10:30 - U.Montemor "B" 3-1 Lusitano
Infantis "A"Sem jogos oficiais este fim-de-semana
Infantis "B" - 25/01/2014 - 09:30 - Lusitano 2-4 Juventude
Benjamins "A" - 25/01/2014 - 11:00 - Calipolense 1-9 Lusitano
Benjamins "B" - Sem jogos oficiais este fim-de-semana
Benjamins "C" - 25/01/2014 - 11:00 - U.Montemor "B" 0-11 Lusitano


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Benjamins e Infantis já conhecem o calendário da 2ªFase dos Campeonatos Distritais


Benjamins e Infantis já conhecem o calendário da 2ªFase dos Campeonatos Distritais
Realizaram-se na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, na sede da Associação de Futebol de Évora,  os sorteios da Segunda Fase dos Campeonatos Distritais de Futebol nos Escalões de Benjamins e Infantis.
Recordamos que o Lusitano está representado por duas equipas no Escalão de Infantis. A equipa "A" que irá disputar a Fase de Apuramento de Campeão, inicia o campeonato deslocando-se a Vila Viçosa, para defrontar o Calipolense enquanto a equipa "B", que disputa a Fase Final, também tem um jogo fora de portas, mais concretamente em Terena.
No Escalão de Benjamins, o Lusitano está representado por quatro equipas, a equipa "A" irá disputar a Fase de Apuramento de Campeão, e as equipas "B", "C" e "D" irão disputar a Fase Final. As equipas "B" e "C" na Série B e a equipa "D" na Série A respectivamente.  

Aqui ficam os calendários:
Infantis 
Fase de Apuramento de Campeão - Equipa "A" - Início a 8 de Fevereiro
Fase Final - Equipa "B" - Início a 8 de Fevereiro 

Benjamins
Fase de Apuramento de Campeão - Equipa "A" - Início a 8 de Fevereiro
Fase Final - Série "A" - Equipa "D" - Início a 8 de Fevereiro
Fase Final - Série "B" Equipas "B" e "C" - Início a 8 de Fevereiro  
* Sem clube "B"=Lusitano "B"

Relativamente ao plantel sénior, recordamos que o sorteio do Campeonato Distrital da Divisão de Honra - Fase Final,  também inicialmente marcado para dia 31 de janeiro foi adiado.



Jogo interessante em Borba na última jornada da 1ªfase


Agenda do Lusitano para o fim-de-semana


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Calendário dos Iniciados na Segunda Fase do Campeonato Nacional

Os Iniciados do Lusitano Ginásio Clube conheceram recentemente o calendário da segunda fase do campeonato nacional da categoria. Após uma primeira fase em que se classificaram em último lugar da sua série com apenas uma vitória em dezoito jogos disputados vão tentar não ficar nos últimos lugares da classificação da sua série na Segunda Fase - Série de Manutenção para "escapar" à descida aos campeonatos distrital da AF Évora.
Nesta segunda fase descem dezoito clubes aos respetivos campeonatos distritais, correspondendo aos dois clubes últimos classificados de cada série acrescidos dos quatro clubes pior classificados que se classificaram em  sexto lugar da Segunda Fase – Manutenção Descida na sua globalidade.

Aqui fica o calendário:

Iniciados - Histórico de Classificações e Resultados - Época 2005/2006


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Séniores - Goleada imposta ao Bencatel vale qualificação




O Lusitano Ginásio Clube assegurou este domingo o primeiro lugar da classificação e a consequente qualificação para a segunda fase da Divisão de Honra ao golear na Herdade da Silveirinha o Bencatelense por 4-0. Frente a frente estavam o primeiro classificado, Lusitano, e o Bencatelense que se encontrava na quarta posição e que antes do jogo ainda aspirava a entrar no lote dos três primeiros classificados.
O Lusitano dominou praticamente todo o jogo, tendo sempre o sinal mais e procurando sempre marcar, mesmo quando já estava em vantagem no marcador. O estado do relvado da Herdade da Silveirinha não facilitou o jogo a qualquer das equipas.
O sínal de que o Lusitano queria marcar tão cedo quanto possível foi dado logo aos 5' quando João Nobre falha um "golo feito" praticamente em cima da linha de golo ao corresponder de forma menos ortodoxa a um cruzamento de um colega de equipa. Passados alguns minutos foi Fábio Potes enviou a bola à barra ficando esta a saltar em cima da linha de golo sendo aliviada pela defensiva que veio desde Bencatel.
Aos 28' Fábio Potes finalmente inaugurou o marcador na Silveirinha ao concluir uma excelente iniciativa individual, desde que pegou na bola quase a meio-campo e sozinho fintou "metade" da equipa visitante enviando a bola para o fundo das redes.
Na segunda parte, aos 60', Camolas amplia o marcador para 2-0 quando cabeceou certeiramente para o fundo das redes dos jogadores de Bencatel. Na sequência deste lance aconteceu uma grande contrariedade para os visitantes, o guarda-redes do Bencatelense saiu lesionado do lance e teve de ser substítuido pelo guarda-redes suplente. 
Ainda o guarda-redes suplente "aquecia em campo", sem ter tido tempo para tocar na bola,  quando João Nobre, aos 66', cabeceou para dentro da baliza elevando o placard para 3-0 respondendo da melhor forma à cobrança de um livre do lado esquerdo do ataque do Lusitano.  
Aos 85' Miguel Rosado corre isolado para a baliza contrária e é derrubado pelo guarda-redes suplente que tinha entrado vinte minutos antes. O árbitro não teve dúvidas em marcar a grande penalidade e expulsou o guarda-redes que para cúmulo também saiu lesionado do lance. Teve de ser um jogador de campo a defender a baliza nos últimos minutos de jogo.
A seis minutos do fim do jogo, o Bencatelense viu-se a perder por 3-0, sem os dois guarda-redes, com uma grande penalidade contra e afastado da qualificação para a segunda fase.
Miguel Rosado não teve dificuldades em enganar o guarda-redes improvisado e elevou a contagem para 4-0. Curiosamente, nos últimos minutos de jogo o Lusitano não chegou a importunar o guarda-redes improvisado e não chegou a testar as suas "qualidades" para a baliza, uma vez que praticamente não passou do meio-campo.
Resultado final melhor que a exibição, Lusitano vence com justiça e qualifica-se para a próxima fase. A última jornada em Borba será para cumprir calendário. O Bencatelense ficou afastado da Série de Promoção à Divisão de Elite.

Séniores - Lusitano assegura primeiro lugar e classificação para a segunda fase


Juniores - Lusitano goleou o vizinho Juventude (1-4)


Juvenis - Goleada ao Redondense coloca o Lusitano no primeiro lugar


Iniciados "B" - Goleada em Viana do Alentejo (0-4)


Infantis - Equipa "A" goleou Sp.Viana; Equipa "B" perdeu com SL Évora


Benjamins - Equipas "B" e "C" vencem com facilidade na penúltima jornada



domingo, 19 de janeiro de 2014

Missão Cumprida

Séniores - 19/01/2014 - 15:00 - Lusitano 4-0 Bencatelense
Golos: Fábio Potes, Camolas. João Nobre e Miguel Rosado
Juniores18/01/2014 - 15:00 - Juv.Évora 1-4 Lusitano
Juvenis18/01/2014 - 15:00 - Lusitano 8-0 Redondense
Iniciados "A"Sem jogos oficiais este fim-de-semana
Iniciados "B" - 19/01/2014 - 10:30 - Sp.Viana 0-4 Lusitano
Infantis "A"18/01/2014 - 09:30 - Lusitano 9-0 Sp.Viana
Infantis "B" - 18/01/2014 - 10:30 - SL Évora 4-2 Lusitano
Benjamins "A" - Sem jogos oficiais este fim-de-semana
Benjamins "B" - 18/01/2014 - 11:00 - Sp.Viana 1-6 Lusitano
Benjamins "C" - 18/01/2014 - 11:00 - Lusitano 3-1 CB Vendas Novas


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Lusitano pode garantir lugar na Segunda Fase - Série de Ascensão

O Lusitano Ginásio Clube poderá ser a terceira equipa da Divisão de Honra a confirmar a qualificação para a Segunda Fase - Série de Ascensão. No último fim de semana o Lusitano deixou de se preocupar com o SB Outeiro uma vez que esta equipa poderá somar na melhor das hipóteses apenas 26 pontos e o Lusitano já somou 27. Este fim-de-semana o Lusitano joga com uma equipa, o Bencatelense, e basta-lhe ser derrotado na Silveirinha por 0-1 para assegurar a Segunda Fase - Fase de Ascensão. O Lusitano já somou 27 pontos e o Bencatelense 21, então na melhor das hipóteses, se o Bencatelense vencer os dois últimos jogos (Lusitano e Canaviais) e o Lusitano os perder (Bencatelense e Borbense),  o Bencatelense poderá igualar os 27 pontos. Mas no caso de haver igualdade pontual, conta a diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si. No nosso caso o Lusitano venceu em Bencatel por 0-2, por isso só uma vitória do Bencatelense na Silveirinha por mais de 0-1 evitaria a festa do apuramento para a Segunda Fase-Fase de Ascensão neste fim-de-semana.

Recordamos que na Série B já estão apuradas duas equipas, o líder destacado Arraiolense e o Escouralense que beneficia do facto dos seus perseguidores Luso Morense e Alcaçovense se defrontarem neste fim-de-semana e uma das duas equipas não conseguir somar os seis pontos nas duas últimas jornadas. 

Recordamos que nesta primeira fase no Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Honra vão ser apurados os três clubes melhor classificados das séries A e B, qualificando-se para a Segunda Fase – Série de Ascensão. Os restantes clubes qualificam-se para a Segunda Fase – Série de Manutenção.

Na Segunda Fase - Série de Ascensão, os seis clubes qualificados jogarão entre si, duas vezes, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado. O vencedor desta série será considerado o Campeão do Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Honra. O Clube vencedor da prova e os Clubes classificados em segundo e terceiro lugares desta série ascendem, na época seguinte, ao Campeonato Distrital de Seniores de Futebol da Divisão de Elite.

Na Segunda Fase – Série de Manutenção, os clubes jogarão entre si permanecendo na Divisão de Honra os clubes participantes na Fase de Manutenção necessários para preencher as vagas em aberto (12 clubes). Os restantes descem à Primeira Divisão.

Lusitano joga o apuramento frente ao Bencatelense


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lusitano - Uma equipa com futuro

O Lusitano Ginásio Clube, desde que regressou ao futebol sénior, tem realizado uma aposta séria nos jogadores da "casa" rentabilizando ao máximo os jogadores que realizaram o seu desenvolvimento futebolístico nos escalões de formação da nossa equipa evitando vários erros cometidos do passado.

A grande maioria dos jogadores do Lusitano que estão a competir no Campeonato Distrital da Divisão de Honra têm idades próximas dos 20 anos, sendo que os jogadores que constituem a "equipa títular" tem uma média de 21,3 anos apenas destoando o David Metrogos e o João Lemos que já têm mais de 25 anos.

Tendo em conta os resultados desportivos da época passada em que fomos campeões distritais e os desta época, em estamos bem encaminhados para o apuramento para a fase de acesso à Divisão de Elite, podemos dizer que se conseguirmos manter estes jogadores (jovens) na nossa equipa nas próximas épocas teremos um futuro risonho à nossa espera.

Não se esqueçam que estes jogadores jogam apenas por amor à camisola ...   


Colheita de Sangue e Medula Óssea nas Instalações do Lusitano.


Lusitano Ginásio Clube, foi contactado pelo Serviço de Imunohemoterapia do Hospital do Espírito Santo, EPE, que nos informou que os stocks de sangue disponíveis no Hospital de Évora, estão, de novo, bastante reduzidos, neste sentido a Direção do Lusitano, disponibilizou-se, para colaborar, na organização de uma acção de colheitas de sangue e de medula óssea. 

As colheitas de sangue e medula óssea serão ser feitas nas instalações do Clube, no próximo dia 1 de Fevereiro (SÁBADO) entre as 9h e as 13h, no entanto, precisamos de assegurar um mínimo de 20 pessoas. Assim, pedimos a todos os que queiram contribuir para se inscreverem através dos mails: menajeremias@hotmail.com ou secretariogerallgc@gmail.com.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: 
para dar sangue NÃO pode ir em jejum. Mas o respetivo serviço fornece um pequeno lanche a quem pretender. 

Alguns requisitos para a Dádiva de Sangue 
-Ter entre 18 e 65 anos de idade, hábitos de vida saudáveis, peso mínimo de 50 kg, 
-Não ter recebido transfusão de sangue e, ter vontade de ajudar o próximo. 
-Os homens podem dar de 3 em 3 meses, e as mulheres de 4 em 4 meses. 
Todos os tipos de sangue são necessários. 

Alguns requisitos para a Dádiva de Medula Óssea 
-Ter entre 18 e 45 anos de idade; hábitos de vida saudáveis; peso mínimo de 50 kg; 
-Não ter recebido transfusão de sangue e, ter vontade de ajudar o próximo. 


Inscreva-se, convide os amigos, divulgue e ajude-nos a ajudar.
Todos os dias é dia de dar e receber VENHA DAR SANGUE seja solidário

Iniciados - Histórico de Classificações e Resultados - Época 2006/2007


domingo, 12 de janeiro de 2014

Lusitano venceu nas Aldeias de Montoito



O Lusitano Ginásio Clube deslocou-se na tarde de ontem às Aldeias de Montoito para defrontar a equipa local, o Aldeense, em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra - Série A. 
Cerca de meia centena de pessoas, a maioria simpatizante da equipa eborense, assistiram ao desafio entre os líderes isolados e uma das equipas que ocupa os últimos lugares da classificação. 
Previa-se um jogo desequilibrado, com maior domínio do Lusitano e com a equipa eborense a tentar somar mais três pontos para encarar com mais comodidade os jogos das duas últimas jornadas, com dois dos adversários diretos, o Bencatelense e o Borbense.
O domínio do jogo por parte do Lusitano confirmou-se e a nossa equipa entrou a "todo o vapor" na tentativa de obter o primeiro golo do jogo. Aos 5' de jogo, David Faianco fez o primeiro aviso à equipa da casa  ao enviar uma bola à barra da baliza. Kiko aos 8' não perdoou e marcou o primeiro golo do encontro na marcação de um livre direto sem hipóteses de defesa do guarda-redes da casa. Aos 19' o Lusitano elevou o marcador para 0-2 quando Francisco Lucas cruzou do lado direito do ataque do Lusitano para a grande área contrária onde estava David Faianco que empurrou a bola para dentro da baliza. Aos 20' Fábio Potes poderia ter elevado o marcador para três golos de diferença, mas atrapalhou-se com a bola a cerca um metro da linha de golo e rematou por cima da baliza. Aos 44' Fábio Potes, que estava perto da marca de grande penalidade, respondeu da melhor forma a um cruzamento de David Faianco e limitou-se a empurrar a bola e marcar o primeiro golo da sua conta pessoal e o terceiro do Lusitano. De seguida o árbitro terminou os primeiros 45' do jogo.O que se viu na primeira parte foi o Lusitano a atacar e a marcar e o Aldeense a ver jogar sem realizar qualquer jogada de perigo para a baliza de João Lemos.
A segunda parte foi algo monótona com o Lusitano a tirar nitidamente o "pé do acelerador" e o Aldeense a tirar proveito desse facto e a chegar finalmente à área do Lusitano, tendo causado inclusívé algum perigo, principalmente na marcação de bola paradas. A defesa do Lusitano manteve-se sólida perante o avanço do Aldeense e não permitiu que as oportunidades de perigo não passassem disso mesmo, de oportunidades. O ataque também não criou mais nenhuma oportunidade de golo flagrante. A segunda parte disputou-se muito a meio campo, com muita luta mas o resultado não se alterou. 
Resultado final justo para o domínio do Lusitano principalmente na primeira parte.