sexta-feira, 7 de março de 2014

Lusitano cedeu os primeiros pontos na 2ª Fase

O Lusitano Ginásio Clube deslocou-se esta tarde a Arraiolos para defrontar a equipa local, o Arraiolense, em jogo a contar para a segunda jornada da Série de Ascensão da Divisão de Honra. Recordamos que na primeira jornada desta competição o Lusitano tinha vencido em casa o Escouralense (2-1) e o Arraiolense tinha perdido frente ao Luso Morense (1-0).

De realçar o muito público presente no Estádio Municipal Cunha Rivara e os muitos adeptos que se deslocaram de Évora para assistir a este encontro apoiando desta forma o Lusitano e demonstrando inequivocamente que estão com a equipa.

O jogo teve duas partes distintas, na primeira o Lusitano foi mais dominador aproveitando também o facto de estar a jogar a favor do vento forte que se fazia sentir no estádio. O primeiro sinal de perigo foi protagonizado por João Aldeano que na cobrança de um canto direto levou a bola a razar o poste da baliza de Flávio. Aos 20' um jogador do Lusitano realiza um cruzamento para dentro da pequena área do Arraiolense, cruzamento esse que foi cortado com a mão pelo defesa da equipa da casa Rui Martins,dando lugar a uma grande penalidade que não deixou dúvidas aos espectadores presentes no estádio. O árbitro do jogo Nélson Dias apontou para a marca de grande penalidade e David Faianco não desperdiçou a oportunidade para fazer funcionar o marcador. Resultado justo até ao momento pois o Lusitano conseguiu estava a conseguir traduzir em golos o dominio que era visível em campo. 

Nos últimos quinze minutos da primeira parte o Arraiolense equilíbrou o jogo e chegou mais vezes à área do Lusitano. A maior oportunidade do Arraiolense chegar ao empate ocorreu aos 42' na cobrança de um livre direto por Nelsón Batista que José Ferro defendeu com muita dificuldade chegando a bola a embater na trave da baliza. Estávamos no melhor período da equipa da casa que equilibrou o jogo mas só dispôs de uma oportunidade de golo flagrante.

A segunda parte seguiu o tom dos minutos finais da primeira parte e o jogo foi jogado muito a meio-campo, muito físico, por vezes muito mal jogado e sem grandes oportunidades de golo.

Após 20' sem a bola chegar perto de qualquer das balizas com relativo perigo, João Romeiras conseguiu empatar o jogo aos 64' após cabecear com sucesso uma bola resultante de um canto marcado por Rui Roque. Estava feito o empate no Estádio Municipal Cunha Rivara e podemos dizer que seria o resultado justo nesse momento pois o jogo estava muito equilibrado. 

Aos 80' Dário teve uma oportunidade para colocar o marcador a favor do Lusitano ao entrar com a bola controlada dentro da área do Arraiolense mas não conseguiu desembaraçar-se dos defesas contrários que o circundavam. Aos 89' o árbitro Nélson Dias assinalou um fora-de-jogo inexistente a Elizito, que entretanto tinha realizado a sua estreia pela equipa do Lusitano. Quem estava fora-de-jogo era Miguel Rosado e não Elizito que tinha partido de posição legal.

Mesmo assim podemos dizer que foi um resultado justo por tudo aquilo que se viu em campo. A equipa de arbitragem não esteve nos seus dias.