segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vitória em SB Outeiro que vale o primeiro lugar


O Lusitano Ginásio Clube regressou este fim-de-semana à liderança da Série A da Divisão de Honra, dividindo o primeiro lugar os seus "vizinhos" dos Canaviais. Tal facto deve-se à importantissima vitória obtida em São Bartolomeu do Outeiro por 2-0 e à surpresa que veio do Corval, onde o Borbense perdeu por uma bola a zero.
O jogo da jornada disputava-se em São Bartolomeu do Outeiro enfrentando-se dois dos clubes com mais aspirações nesta série. O público também compareceu e deslocou-se em número razoável para presenciar um jogo muito importante para as duas equipas. Recordamos que o Lusitano vinha de dois empates consecutivos em casa frente ao Borbense e aos Canaviais e o São Bartolomeu do Outeiro vinha de uma derrota em Borba por 4-1.
Desde o apito inicial do árbitro que o Lusitano dominou o jogo, tendo sempre a iniciativa de procurar o golo e antecipando-se aos jogadores contrários que pouco puderam fazer para evitar a superioridade do Lusitano.
Durante os primeiros 30' o Lusitano dispôs de várias oportunidades de golo, destacando-se David Faianco aos 20' e Miguel Rosado aos 25' que em lances praticamente idênticos correram isolados para a baliza, remataram, mas o guarda-redes conseguiu defender com dificuldade. Aos 29' Kiko conseguiu fazer funcionar o marcador ao rematar cruzado para longe do guarda-redes do Outeiro. Resultado justissimo até ao momento. 
Os jogadores do Outeiro continuavam a jogar mal, realizando vários passes errados, sem nexo e pior do isso sem terem uma oportunidade de perigo digna desse nome.
Nos últimos 15' da primeira parte o Lusitano abrandou um pouco o ritmo de jogo e o SB Outeiro subiu um pouco mais no terreno e dispôs de uma oportunidade clarissíma de golo aos 37' quando Elizito cabeceou para fora uma bola que tinha tudo para dar golo. Resultado justo no final da primeira parte mas escasso para o dominio dos eborenses.
No inicio da segunda parte, logo no primeiro minuto, os jogadores do Outeiro protestam devido a uma possível grande penalidade não marcada a seu favor. A partir desse momento o jogo passa a ser igual à primeira parte com o Lusitano a controlar o jogo e a dispôr das melhores oportunidades para fazer alterar o marcador. As poucas vezes que o Outeiro chegava à área do Lusitano era sem qualquer tipo de perigo e o Lusitano aliviava facilmente, à excepção de um lance em que a bola bateu no poste de José Ferro após um remate de um jogador do Outeiro. 
As duas melhores oportunidades de golo que o Lusitano dispôs na segunda parte foram por intermédio de David Faianco aos 68' e Miguel Rosado aos 88' que não deram em golo devido à boa exibição do guarda-redes contrário que defendia quase tudo o que aparecia pela frente. Aos 89' num contra-ataque isolaram-se David Faianco e Miguel Rosado frente ao guarda-redes, David Faianco finta-o e passa a bola a Miguel Rosado que com a baliza deserta só tem de empurrar a bola para dentro da baliza sem qualquer dificuldade. 
Vitória tranquila e justa em São Bartolomeu do Outeiro. No próximo fim de semana temos nova saída, desta vez a Santiago Maior.