domingo, 17 de novembro de 2013

"Dia não" da equipa de arbitragem retira dois pontos ao Lusitano


O Lusitano Ginásio Clube recebeu este sábado o Borbense no Campo Estrela em jogo antecipado da 7º Jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra. Esperava-se que o Lusitano continuasse na senda dos bons resultados obtidos nas jornadas anteriores, mas tal não veio a suceder, perdendo mais dois pontos na condição de visitado.
O jogo iniciou-se com pouco público presente nas bancadas do Campo Estrela, talvez devido à realização de mais algumas actividades culturais na cidade à mesma hora ou talvez à realização do derby de juniores Lusitano/Juventude na Herdade da Silveirinha exactamente à mesma hora que jogava a equipa sénior.
O Lusitano entrou no jogo disposto a marcar o primeiro golo o mais cedo possível e só não marcou no primeiro minuto de jogo por mera infelicidade, Miguel Rosado isolou-se e sozinho frente ao guarda-redes contrário enviou a bola a razar o poste da baliza contrária. Estava feito o primeiro aviso ...
Durante a primeira meia hora o Lusitano teve sempre um ligeiro ascendente sobre o  adversário, teve sempre a iniciativa do jogo mas não criou oportunidades de golo evidentes. O mais perigoso foi um remate de Fábio Potes aos 22' que saiu muito perto da baliza. No último quarto de hora o Borbense equilibrou o jogo e dispôs de alguns lances de perigo mas sem os conseguir concretizar com sucesso. O empate 0-0 aceitava-se no final da primeira parte.
Na segunda parte o filme foi o mesmo, o Lusitano iniciou o jogo ao ataque e Fábio Potes desperdiçou mais uma oportunidade de golo aos 52' que só não resultou em golo devido à defesa do guarda-redes contrário.
Aos 63' o Lusitano consegue adiantar-se no marcador. Cruzamento do lado direito do ataque do Lusitano para o lado esquerdo onde aparece um jogador do Lusitano a centrar em cima da linha de fundo novamente para a pequena área onde se encontra João Nobre a empurrar a bola para dentro da baliza. Estava feito o 1-0. Após a validação do golo ocorreram grandes protestos por parte dos jogadores e equipa técnica do Borbense, pois alegaram que o segundo cruzamento ocorreu depois da bola já ter ultrapassado a linha de fundo. Nesta "reclamação" foram amarelados dois jogadores da equipa visitante. 
A partir do momento em que o Lusitano se encontrou em vantagem foram raros os lances de perigo para a baliza do Borbense, pelo contrário, foi o Borbense que não baixou os braços e tentou a todo o custo chegar ao empate. Neste momento foi o guarda-redes José Ferro que evitou que o Borbense empatasse como por exemplo aos 65' na realização de uma execelente defesa. 
Aos 78' o árbitro prejudicou seriamente o Lusitano quando assinalou fora de jogo a dois jogadores que corriam isolados para a baliza mas que estavam em jogo, quem estava fora-de-jogo era um terceiro jogador que não se fez ao lance. Falha grave da equipa de arbitragem, com o Lusitano a sair muito lesado deste lance.
Aos 83' nova confusão causada pela equipa de arbitragem. O árbitro dá ordem para a realização de uma substituição no Borbense, saindo o jogador nº3, mas reinicia o jogo sem dar ordem para que o jogador que iria entra, o jogador nº17 entre em campo. Resumindo, o Borbense joga 1 ou 2 minutos com menos um jogador, com o banco da equiopa visitante todo a protestar contra a equipa de arbitragem.   
Nos últimos minutos o Lusitano dispôs de duas grandes oportunidades de golo, aos 84' por Bruno Nacimento e aos 93' por David Faianco mas não conseguiu marcar o segundo golo. Pelo contrário, o Borbense não desistiu e o Lusitano via-se que estava com dificuldade em segurar o resultado. Nelson Valente realizou duas substituições nos últimos cinco minutos, alguns jogadores do Lusitano levaram cartão amarelo "a pedido" por clara perda de tempo. Mas nada disso resultou e aos 96' o Borbense marcou o golo do empate. 
Não sabemos quantos minutos de desconto o árbitro deu, porque mostrou a placa com os minutos de compensação apenas para dentro do relvado "esquecendo-se" do público, mas deu tempo de compensação a mais de certeza.
Como resultado do golo do Borbense, os jogadores e equipa técnica invadiram o campo e foram festejar com os colegas que estavam em campo. Nesse "festejo" alguns jogadores do banco do Borbense aproximaram-se de alguns jogadores do Lusitano provocando-os com insultos. Neste "bate boca" alguns jogadores do banco do Borbense foram, admoestados com o cartão amarelo. 
De seguida terminou o jogo com grandes protestos contra a equipa de arbitragem à medida que entrava no túnel de acesso aos balneários.
O Lusitano empatou em casa nesta jornada devido a um "dia não" da equipa de arbitragem que mostrou 10!! cartões amarelos, na primeira vez que Nelson Valente abriu a boca foi logo avisado (com direito a interrupção de jogo) pelo árbitro que à próxima seria expulso, e o árbitro assistente do lado da bancada que assinalou vários foras de jogo de uma forma errada, ainda  falava ?? com Nelson Valente de uma forma que não considero a correcta. A certa altura, no final do jogo, voltou-se para Nelson Valente e disse "Agora já não gostas..", não sei ao que se referia mas não é normal o árbitro assistente comentar lances do jogo com o treinador, penso que estão lá para apitar e não comentar ...