segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Procura-se ... equipa do Lusitano dominadora e vencedora da época passada


O Lusitano Ginásio Clube recebeu o SB Outeiro este domingo no Campo da Silveirinha, local onde  voltou a disputar um jogo do campeonato distrital da AF Évora seis meses depois do último jogo aí disputado, mais concretamente desde o dia 14 de Abril de 2013, dia em que recebeu o ... SB Outeiro vencendo dificilmente por 2-1.
Este jogo antevia-se dificil, não só pelo resultado da época passada mas também pelos resultados obtidos na primeira jornada desta época pelas duas equipas, o Lusitano deixou-se empatar nos Canaviais (1-1) e o SB Outeiro venceu o Borbense (2-1) contra muitas das previsões.  

O jogo deste fim-de-semana contou com pouco público presente nas bancadas talvez devido ao facto de se ter realizado na Silveirinha e não no Campo Estrela, onde comparece mais público afecto à equipa da casa.
Desde o apito inicial do árbitro António Fernandes que o jogo foi muito dividido a meio campo sem oportunidades de golo para qualquer das equipas. Poucos remates levaram a direcção da baliza, os mais perigosos foram efectuados por Miguel Rosado aos 30' que depois de fintar vários jogadores rematou por cima da baliza e pelo jogador 14 do SB Outeiro aos 36' que levou o perigo às redes do Lusitano num livre direto muito bem marcado mas que João Lemos defendeu à segunda tentativa. O jogo continuou equilibrado até ao intervalo tendo os espectadores a sensação que os jogadores do Lusitano estavam confiantes que mais minuto menos minuto o golo aparecia, era uma questão de tempo.

Ao intervalo o treinador do Lusitano, Nelson Valente, sentiu que tinha de fazer qualquer coisa para espicaçar o jogo e fez entrar dois "pesos-pesados" para a frente de ataque  David Faianco e Fábio Potes. Numa das primeiras jogadas da segunda parte Miguel Rosado foi "contemplado" injustamente com o cartão amarelo por simulação - erro do árbitro. No minuto seguinte o treinador do SB Outeiro foi expulso por se ter excedido em protestos/linguagem menos conveniente contra a equipa de arbitragem. Esse momento aqueceu um pouco os ânimos e provocou um certo "bate boca" entre os sócios do Lusitano e o banco/equipa técnica da equipa visitante tendo sido inclusivé um elemento das forças policiais a indicar o local do estádio onde se deveria sentar o técnico visitante uma vez que se tinha sentado na bancada reservada aos sócios locais.

Voltando ao jogo, apenas Miguel Rosado remava contra a maré e tentava marcar, desperdiçou uma oportunidade aos 63' não aproveitando um desentendimento entre o guarda-redes contrário e a sua defesa; aos 65' Miguel Rosado centrou de forma exemplar para o cabeceamento de Fábio Potes que falhou a baliza por pouco. Nesta altura da segunda parte o Lusitano faz pressing sobre o adversário. 

Aos 68' Miguel Rosado, mais uma vez, numa iniciativa individual finta vários jogadores e é derrubado por um defesa contrário dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade a favor do Lusitano. Bruno Nascimento, que tinha entrado minutos antes, foi o escolhido para a marcação da grande penalidade. Bruno Nascimento remata uma bola rasteira para o lado direito da baliza contrária onde se encontra o guarda-redes que afasta a bola.

Se as coisas estavam mal, pior ficaram a partir deste momento, sentiu-se que a equipa foi abaixo animicamente. David Faianco ainda teve um rasgo individual aos 80' fintando vários atletas contrários à entrada da área do SB Outeiro, mas rematou fraco à figura do guarda-redes. A partir desse momento deixou de haver Lusitano na Herdade da Silveirinha.

Aos 82' o SB Outeiro tem a primeira grande oportunidade de golo, quando um dos seus jogadores remata para a baliza deserta, só que Batalha estava no sitio certo à hora certa e tirou a bola em cima da linha de golo. Nesse lance os jogadores do SB Outeiro levaram as mão à cabeça, não só porque perderam um golo "feito" mas também porque reclamaram uma suposta mão de Batalha dentro da área.

De uma falta marcada contra o Lusitano, aos 85', resulta a marcação de um livre direto mesmo na posição frontal à baliza. Elizito é o jogador chamado para a sua marcação e coloca a bola em jeito fora do alcance de João Lemos. Está feito o 0-1 e ninguem se surpreendeu na Herdade da Silveirinha.

Nos minutos finais o  Lusitano tenta atacar mas fá-lo com o coração mas não com a cabeça e não cria nenhuma oportunidade de fazer o empate. Pelo contrário num contra-ataque, Elizito corre meio-campo contrário passa a bola para Tahles que faz um golo de chapéu a João Lemos que se encontrava um pouco adiantado. 0-2 para a equipa visitante e derrota confirmada. 

De referir a má formação dos jogadores do SB Outeiro, aquando dos dois golos obtidos pela sua equipa, celebrando o golos perto da massa associativa do Lusitano e provocando os sócios da equipa da casa com gestos e linguagem obscena. Enfim ...

Mas ainda houve tempo para mais uma "parvoice". David Metrogos ainda conseguiu ser expulso aos 94', o que não adiantou de nada para este jogo mas vai prejudicar a equipa nos próximos jogos. O jogo acabou de seguida.

Não é o resultado que nós ambicionávamos mas é o resultado mais justo para o que se viu em campo. Se a grande penalidade tivesse sido concretizada talvez o jogo fosse diferente ...

Destacamos o menos mau do Lusitano, Miguel Rosado e os melhores do SB Outeiro, Elizito e o guarda-redes Tiago Oliveira. 

Por último temos a dizer que esta equipa do Lusitano, muito embora tenha mantido os principais jogadores, nada tem a ver com a equipa dominadora e vencedora da época passada, está muitos furos abaixo por enquanto, mas vamos acreditar que vai melhorar.

Se encontrarem a equipa do Lusitano da época passada digam-lhe para voltar para o Campo Estrela/Silveirinha, ok ...