segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Procura-se ... equipa do Lusitano dominadora e vencedora da época passada


O Lusitano Ginásio Clube recebeu o SB Outeiro este domingo no Campo da Silveirinha, local onde  voltou a disputar um jogo do campeonato distrital da AF Évora seis meses depois do último jogo aí disputado, mais concretamente desde o dia 14 de Abril de 2013, dia em que recebeu o ... SB Outeiro vencendo dificilmente por 2-1.
Este jogo antevia-se dificil, não só pelo resultado da época passada mas também pelos resultados obtidos na primeira jornada desta época pelas duas equipas, o Lusitano deixou-se empatar nos Canaviais (1-1) e o SB Outeiro venceu o Borbense (2-1) contra muitas das previsões.  

O jogo deste fim-de-semana contou com pouco público presente nas bancadas talvez devido ao facto de se ter realizado na Silveirinha e não no Campo Estrela, onde comparece mais público afecto à equipa da casa.
Desde o apito inicial do árbitro António Fernandes que o jogo foi muito dividido a meio campo sem oportunidades de golo para qualquer das equipas. Poucos remates levaram a direcção da baliza, os mais perigosos foram efectuados por Miguel Rosado aos 30' que depois de fintar vários jogadores rematou por cima da baliza e pelo jogador 14 do SB Outeiro aos 36' que levou o perigo às redes do Lusitano num livre direto muito bem marcado mas que João Lemos defendeu à segunda tentativa. O jogo continuou equilibrado até ao intervalo tendo os espectadores a sensação que os jogadores do Lusitano estavam confiantes que mais minuto menos minuto o golo aparecia, era uma questão de tempo.

Ao intervalo o treinador do Lusitano, Nelson Valente, sentiu que tinha de fazer qualquer coisa para espicaçar o jogo e fez entrar dois "pesos-pesados" para a frente de ataque  David Faianco e Fábio Potes. Numa das primeiras jogadas da segunda parte Miguel Rosado foi "contemplado" injustamente com o cartão amarelo por simulação - erro do árbitro. No minuto seguinte o treinador do SB Outeiro foi expulso por se ter excedido em protestos/linguagem menos conveniente contra a equipa de arbitragem. Esse momento aqueceu um pouco os ânimos e provocou um certo "bate boca" entre os sócios do Lusitano e o banco/equipa técnica da equipa visitante tendo sido inclusivé um elemento das forças policiais a indicar o local do estádio onde se deveria sentar o técnico visitante uma vez que se tinha sentado na bancada reservada aos sócios locais.

Voltando ao jogo, apenas Miguel Rosado remava contra a maré e tentava marcar, desperdiçou uma oportunidade aos 63' não aproveitando um desentendimento entre o guarda-redes contrário e a sua defesa; aos 65' Miguel Rosado centrou de forma exemplar para o cabeceamento de Fábio Potes que falhou a baliza por pouco. Nesta altura da segunda parte o Lusitano faz pressing sobre o adversário. 

Aos 68' Miguel Rosado, mais uma vez, numa iniciativa individual finta vários jogadores e é derrubado por um defesa contrário dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou grande penalidade a favor do Lusitano. Bruno Nascimento, que tinha entrado minutos antes, foi o escolhido para a marcação da grande penalidade. Bruno Nascimento remata uma bola rasteira para o lado direito da baliza contrária onde se encontra o guarda-redes que afasta a bola.

Se as coisas estavam mal, pior ficaram a partir deste momento, sentiu-se que a equipa foi abaixo animicamente. David Faianco ainda teve um rasgo individual aos 80' fintando vários atletas contrários à entrada da área do SB Outeiro, mas rematou fraco à figura do guarda-redes. A partir desse momento deixou de haver Lusitano na Herdade da Silveirinha.

Aos 82' o SB Outeiro tem a primeira grande oportunidade de golo, quando um dos seus jogadores remata para a baliza deserta, só que Batalha estava no sitio certo à hora certa e tirou a bola em cima da linha de golo. Nesse lance os jogadores do SB Outeiro levaram as mão à cabeça, não só porque perderam um golo "feito" mas também porque reclamaram uma suposta mão de Batalha dentro da área.

De uma falta marcada contra o Lusitano, aos 85', resulta a marcação de um livre direto mesmo na posição frontal à baliza. Elizito é o jogador chamado para a sua marcação e coloca a bola em jeito fora do alcance de João Lemos. Está feito o 0-1 e ninguem se surpreendeu na Herdade da Silveirinha.

Nos minutos finais o  Lusitano tenta atacar mas fá-lo com o coração mas não com a cabeça e não cria nenhuma oportunidade de fazer o empate. Pelo contrário num contra-ataque, Elizito corre meio-campo contrário passa a bola para Tahles que faz um golo de chapéu a João Lemos que se encontrava um pouco adiantado. 0-2 para a equipa visitante e derrota confirmada. 

De referir a má formação dos jogadores do SB Outeiro, aquando dos dois golos obtidos pela sua equipa, celebrando o golos perto da massa associativa do Lusitano e provocando os sócios da equipa da casa com gestos e linguagem obscena. Enfim ...

Mas ainda houve tempo para mais uma "parvoice". David Metrogos ainda conseguiu ser expulso aos 94', o que não adiantou de nada para este jogo mas vai prejudicar a equipa nos próximos jogos. O jogo acabou de seguida.

Não é o resultado que nós ambicionávamos mas é o resultado mais justo para o que se viu em campo. Se a grande penalidade tivesse sido concretizada talvez o jogo fosse diferente ...

Destacamos o menos mau do Lusitano, Miguel Rosado e os melhores do SB Outeiro, Elizito e o guarda-redes Tiago Oliveira. 

Por último temos a dizer que esta equipa do Lusitano, muito embora tenha mantido os principais jogadores, nada tem a ver com a equipa dominadora e vencedora da época passada, está muitos furos abaixo por enquanto, mas vamos acreditar que vai melhorar.

Se encontrarem a equipa do Lusitano da época passada digam-lhe para voltar para o Campo Estrela/Silveirinha, ok ...













Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Direitos de Autor

APESAR DE TEREM SIDO FEITOS TODOS OS ESFORÇOS NO SENTIDO DE NÃO VIOLAR OS DIREITOS DOS DETENTORES DOS DIREITOS DE AUTOR DOS DOCUMENTOS CONSTANTES NESTE BLOGUE, PODEM TER SIDO COMETIDOS ERROS POR DESCONHECIMENTO. QUEM SE IDENTIFICAR COMO DETENTOR DOS DIREITOS DE AUTOR DE DOCUMENTOS AQUI REPRODUZIDOS E CASO SE OPONHA À SUA CONTINUAÇÃO ON-LINE, SOLICITA-SE QUE CONTACTE O ADMINISTRADOR DO BLOGUE PELO E-MAIL DE CONTACTO PELOSIROS.NA.NET@GMAIL.COM E ESSES DOCUMENTOS SERÃO IMEDIATAMENTE RETIRADOS DO BLOGUE.

Recomendamos