terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Antigo jogador do Lusitano regressa a Portugal e assume comando técnico do Farense

O novo treinador do Farense, João de Deus, que substitui no cargo Joaquim Sequeira, falecido na semana passada, assumiu segunda-feira o cargo, considerando esta nova etapa da sua carreira como “um projecto aliciante”.

O jovem técnico, de 34 anos, tinha deixado no mês de Dezembro a equipa espanhola do Ceuta, que milita no terceiro escalão daquele país, e decidiu aceitar o convite da direcção do Farense, que teve de ir ao mercado para substituir o antigo técnico.

“Voltei há pouco tempo a Portugal e tive agora este convite, que após um dia de reflexão decidi aceitar. É um projecto aliciante, num clube histórico, que hoje em dia passa uma situação desportiva complicada”, disse João de Deus, em declarações ao Região Sul.

A equipa de Faro ocupa o 13.º lugar na Zona Sul da II Divisão Nacional e o objectivo do técnico, que assinou até final da época e será coadjuvado por Mota e Hugo Costa, é retirar a equipa da zona de despromoção.

“O desafio é contribuir para levantar o clube e melhorar esta situação. Com o empenho de todos – direcção, equipa técnica e jogadores –, até porque eu não tenho nenhuma varinha mágica, espero conseguir atingir o objectivo da manutenção”, frisou.

O presidente do Farense, António Barão, disse ao Região Sul que a vinda de João de Deus pode representar o início de um projecto de longo prazo, depois de a permanência estar garantida, mas o técnico foge, para já, a esse tipo de compromissos.

“A meta é conseguir tirar o Farense dos lugares do fundo da tabela e pensar apenas nisso. Faltam cinco meses para o fim da época... Vamos centrar-nos no momento e dirigir o nosso pensamento para esse objectivo”, sublinhou João de Deus.

João Carlos Pires de Deus, de 34 anos, fez a formação como jogador no Vit. Setúbal e passou depois, como sénior, por vários clubes (Desp. Beja, Seixal, Estoril, Lus. Évora e Barreirense), até voltar ao clube de origem, onde encerrou a carreira, em 2004.

Logo na época seguinte, tornou-se preparador físico do clube setubalense, integrando a equipa técnica liderada por José Rachão que venceu a Taça de Portugal, em 2005, derrotando o Benfica na final da prova.

João de Deus, licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, virou-se mais tarde para Cabo Verde, onde integrou a estrutura federativa como preparador-físico e adjunto antes de se tornar seleccionador, em 2008.

No arranque desta temporada, o técnico aceitou um novo convite, o do Ceuta, da II Divisão espanhola. Antes de ser demitido, depois de três derrotas seguidas no campeonato, foi eliminado pelo Barcelona na Taça do Rei.